19 anos de história e transformação
+ de 1.900 cursos realizados
+ de 29.000 alunos capacitados
+ de 6.000 instituições clientes
Apresentação
*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2012. +Recente Atualização 2024. 

"A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade". Eça de Queirós. Escritor Português. (1845-1900)                                                                                

Nos últimos anos, a Administração Pública brasileira passou por grandes transformações e, hoje, vislumbra-se novo ciclo de mudanças, agora com ênfase na incorporação das inovações do mundo digital. Desenvolvem-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda persistem. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e sua administração.
 
A expressão escrita constitui-se, nesse contexto, exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, como elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.

Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Seus textos representam evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.

O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza, correção e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que a organização deve desencadear. Nesse sentido, otimizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o bom desempenho institucional.

Idealizamos o presente treinamento a partir dessa visão, com o objetivo específico de desenvolver conceitos e técnicas para trabalhar a comunicação e a expressão escrita, que permitirão o domínio da redação oficial inserida no contexto organizacional, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República.

O foco é nas mais Recentes alterações do Manual de Redação da Presidência da República, terceira edição, Decreto nº 9.758/19.

Nossos Professores fizeram parte da equipe de revisão, atualização e ampliação do Manual de Redação da Presidência da República.


Objetivos

Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto institucional e, com isso, tornando a redação simples, correta e eficaz.

Objetivos Específicos:

  • conhecer novas técnicas redacionais, visando a atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e à praticidade das informações a serem prestadas;
  • eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar "ruídos" no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade da informação;
  • imprimir coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência na estruturação dos conteúdos a serem produzidos; e
  • despertar no treinando a consciência de que comunicação é um processo constante de crescimento ao refletir as evoluções ocorridas na era da revolução digital.
    Cursos Realizados (Fotos)+

Metodologia

Participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases organizacionais - consubstanciada em exercícios práticos - aliada à vivência simulada de "ruídos" de comunicação corporativa.
 
Será contextualizado por meio de material didático, livro, exercícios individuais/grupo, exposição dialogada relacionados à realidade profissional, fundamentados pela nova edição do Manual de Redação da Presidência da República.

Alunos presenciais do treinamento receberão o exemplar da obra "Redação Oficial para aprimorar os textos profissionais" publicado em junho de 2022 pelas professoras Suely Cobucci (Autor), Paula Cobucci (Autor).

Quais regras devemos seguir ao elaborar documentos técnicos e de comunicação oficial? O que devemos evitar? Como escrever textos como ofícios, pareceres e relatórios com linguagem acessível ao leitor? E e-mails profissionais? Este livro, escrito por duas especialistas na área de redação oficial, é um manual prático que engloba diversos aspectos formais para a padronização do texto oficial, além de dicas e regras gramaticais relevantes para uso específico nesse tipo de escrita. Esta obra é recomendada tanto para servidores quanto para todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com a administração pública.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PARA CURSOS ONLINE+


Público-alvo

Direcionado a servidores envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos, ofícios, cartas, relatórios e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.

- Profissionais de empresas (organizações) públicas e privadas que se utilizam com frequência da comunicação oficial.
- Gestores e servidores públicos que elaboram e analisam relatórios e pareceres técnicos.
- Secretárias, Assistentes, Coordenadores, Diretores, Secretários, Chefes de Gabinete, Ordenadores de Despesa, Procuradores, Advogados, Administradores, Auditores e Controladores internos e externos e Consultores.- Servidores públicos das áreas de RH, Auditoria, Contratos, Financeiro, Projetos e Jurídico.
- Funcionários do Sistema “S”, Federações da Indústria, Fundações, Autarquias, e Empresas Estatais.


Programação

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

·A empatia e assertividade no ato de escrever;

·Movimento Internacional Plain Language - Linguagem Simples no Setor Público: uma questão de cidadania

·Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);

·Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;

·Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;

·O que faz a qualidade dos textos profissionais;

·A linguagem dos documentos oficiais;


2. PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

·Diferenças entre língua, linguagem, adequação linguística e as variações;

·Principais parâmetros que distinguem a comunicação oficial dos demais tipos textuais;

·Competência textual: escrever de forma adequada;

·A elaboração do texto – mecanismos geradores;

·O uso da linguagem técnica;

·Os níveis de linguagem;

·Vícios de linguagem

·Estilo e linguagem do moderno texto administrativo;

·Semântica: palavras e expressões adequadas;

·Homonímia, hiponímia, paronímia, polissemia;

·Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades   informacionais do leitor;  

3. AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS E AS MAIS RECENTES ATUALIZAÇÕES

Redação de documentos oficiais com base na terceira edição do Manual da Presidência da República, atualizada e ampliada, publicada em 27/12/2018

·Funcionalidades da Redação Oficial, seu espaço de circulação;

·Utilização de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento;

·Signatário

·Cargos interino e substituto

·Signatárias do sexo feminino

·Grafia de cargos compostos

Tipos de documentos

·Variações dos documentos oficiais

·Correio Eletrônico (E-mail ) como documento oficial de comunicação;

·Valor documental;

·Forma e Estrutura;

·Ofício;

·Ofício conjunto;

·Ofício conjunto circular;

·Forma de tratamento;

·Endereçamento;

Elaboração de Documentos Oficiais com base no Manual de Redação da Presidência da República, terceira  edição, Decreto n. 9.758, de 11/4/2019)

4. ARGUMENTAÇÃO DO TEXTO TÉCNICO

· Macroestrutura do texto argumentativo

· Formas de persuasão

· Argumentos e contra-argumentos

· Planejamento do texto

5. OS RELATÓRIOS E DEMAIS DOCUMENTOS TÉCNICOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

·       O texto técnico profissional;

·As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém (com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, que propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);

·Aspectos de formatação e diagramação das comunicações e atos normativos;

·A ordem das ideias nos relatórios, pareceres e demais documentos; 

·A necessidade de pesquisa para elaborar o texto técnico;

·       Definição, classificação e organização de relatórios, pareceres e demais documentos institucionais;

·       Elementos que podem compor a estrutura de documentos técnicos (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas);

6. PADRONIZAÇÃO

·     Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico);

·Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos;

·Escrita de números no texto;

·Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

·Lei Complementar nº. 95/98, de 26 de fevereiro de 1998;

7. QUESTÕES GRAMATICAIS APLICADAS AOS TEXTOS ADMINISTRATIVOS OFICIAIS


Palestrantes
Ciente de nossa responsabilidade de levar conhecimentos confiáveis aos participantes de seus cursos, a Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de reconhecida qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de professores. Saiba mais

Jornada do Conhecimento


Diferencial Orzil

A Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de professores de competência comprovada pela formação acadêmica e experiência profissional.

Auditórios

Em região estratégica de Brasília, no setor de Rárdio e TV Sul - SRTVS, área central da Capital Federal, ao lado do Eixo Monumental e a poucos minutos dos ministérios e do Congresso Nacional, situam-se os auditórios da Orzil, onde também são realizados os seus eventos. O Edifício dos auditórios dispõe de estacionamento privativo e praça de alimentação, com excelentes restaurantes executivos.

Auditório Black

SRTVS, Quadra 701, Bloco O, Asa Sul. Sala 601 (Escritório). Ed. Novo Centro Multiempresarial. CEP 70340-000 Brasília - DF

Auditório Executivo

SRTVS, Quadra 701, Bloco O, Asa Sul. Sala 601 (Escritório). Ed. Novo Centro Multiempresarial. CEP 70340-000 Brasília - DF

Auditório Master

SRTVS, Quadra 701, Bloco O, Asa Sul. Sala 601 (Escritório). Ed. Novo Centro Multiempresarial. CEP 70340-000 Brasília - DF

Auditório VIP

SRTVS, Quadra 701, Bloco O, Asa Sul. Sala 601 (Escritório). Ed. Novo Centro Multiempresarial. CEP 70340-000 Brasília - DF

Dados bancários

Cursos online ao vivo

Orzil Consultoria e treinamentos Ltda

CNPJ: 21.545.863/0001-14

Inscrição Estadual: 07.704.468/001-34

Endereço: SRTVS, Q.701, Bloco “O”, Sala 601, Ed. Novo Centro Multiempresarial, Asa Sul

CEP: 70.340-000, Brasília – DF

Dados bancários

Banco do Brasil (001)

Agência 0452-9

C/C 142.157-3

Cursos presenciais

Orzil Cursos e Eventos Ltda

CNPJ: 08.942.423/0001-32

Inscrição Estadual: 07.489.772/001-07

Endereço: SRTVS, Q.701, Bloco “O”, Sala 601, Ed. Novo Centro Multiempresarial, Asa Sul

CEP: 70.340-000, Brasília – DF

Dados bancários

Banco do Brasil (001)

Agência 0452-9

C/C 133.144-2

Depoimentos