"A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade". Eça de Queirós. Escritor Português. (1845-1900)
Nos últimos anos, a Administração Pública brasileira passou por grandes transformações e, hoje, vislumbra-se novo ciclo de mudanças, agora com ênfase na incorporação das inovações do mundo digital. Desenvolvem-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda persistem. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e sua administração.
A expressão escrita constitui-se, nesse contexto, exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, como elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Seus textos representam evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza, correção e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que a organização deve desencadear. Nesse sentido, otimizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o bom desempenho institucional.
Idealizamos o presente treinamento a partir dessa visão, com o objetivo específico de desenvolver conceitos e técnicas para trabalhar a comunicação e a expressão escrita, que permitirão o domínio da redação oficial inserida no contexto organizacional, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República.
O foco é nas mais Recentes alterações do Manual de Redação da Presidência da República, terceira edição, Decreto nº 9.758/19.
Nossos Professores fizeram parte da equipe de revisão, atualização e ampliação do Manual de Redação da Presidência da República.